matriz | de um Agora que se espraia
matriz | de um Agora que se espraia é um projecto processual e experimental. Inicia-se através de uma série de caminhadas por onde serão colectados objectos, para posteriormente em estúdio serem manuseados como matrizes de registo. O processo de criação e as possibilidades de apresentação pública indeferem a espetacularidade, o consumo e o trabalho, e abrem-se aos múltiplos canais da intuição, do descanso e do prazer vital na ação de brincar.
"matriz | de um Agora que se espraia" consiste numa ação performativa que dá resultado a um objeto expositivo, isto é, o público assiste à construção, composição e organização daquilo que se vai a converter num dispositivo de visita e contemplação.
À semelhança dos meus anteriores e mais recentes projetos, o processo de criação inicia-se através de uma série de caminhadas e derivas (sítios diversos entre a casualidade, programação e rotina), onde serão recolhidos e respigados objectos e outros materiais. A seleção destes visa remeter a uma noção do tempo em desgaste e memória, neste sentido espéculo o surgimento de cordas, pregos, chaves, clipes ou outros para já não esperáveis.
Tal como o próprio título sugere, os materiais emergem tendo em consideração tornarem-se matrizes, recorrendo a tinta sobre papel, cada objeto será usado como carimbo que marca de si uma presença do agora.
Processo I
Residência de criação e pesquisa em Campus Paulo Cunha e Silva, 5 a 25 de Junho de 2023
Processo II
Residência de criação e apresentação pública em Territori Festival (Ibiza) , 15 a 24 de Setembro de 2023