2021 - Laivos | Ante improvisos e ressonâncias 

E depois? Depois, o silêncio...

PT
"LAIVOS | Ante improvisos e ressonâncias" intitula um projeto processual, híbrido e de cariz experimental, onde a paisagem sonora, criação/manipulação de objectos, escultura e desenho são os mediums predominantemente invocados. O projecto consiste numa série de acontecimentos performativos de duração variável, em comum, as ações projetam-se como objetos efêmeros, permeáveis, mutáveis e em processo contínuo de pesquisa, quer sonora, visual ou instalativamente. Alimentam-se em torno da Presença como conceito basilar, pretexto poético e ou palavra-eco/chave. A Presença é, aqui em causa, revelada e tratada em modo pluri prisma, ao ser expandida na sua narrativa, pode até ser vista como inacessível e inatingível (ínvio).Importa reflectir e pôr em prática manifestações que intercepcionam o acto performativo com o estar aqui (?) e o estar agora (?), que aceitem e transformem as interferências, sejam elas de que natureza for, em matéria integrante do próprio ato de criar e por consequência o ato de performar. O lugar e o tempo mapeiam territórios férteis, alimentando e sugestionando a atenção de outros sentidos como o cheiro ou o toque, ou como o comungar e ritualizar do território performático/performer com a presença vivifica do público transeunte e/ou presente. O(s) acontecimento(s) podem ser vistos como celebrações ao ruído da existência ou como tentativas de simulacros da vida e do mundo, tendo em conta o poderoso direito de existir sem prerrogativas. São ações que se objectivam a expurgar, limpar, desmistificar e libertar de si e por si da tão presente Presença (estar sempre presente). O Vidro, Grafite, Alumínio, Barro, Madeira e Pano crú são alguns dos materiais/matérias a viver no decorrer do processo de pesquisa e criação. No decorrer do processo criativo, será feito registo documental, oferecendo ao projeto a possibilidade de "viver" em outro tipo de plataformas que alimentam a sua existência, propagação e arquivo.


ENG
"LAIVOS | Ante improvisos e ressonâncias" introduces a procedural, hybrid, and experimental project where soundscapes, object creation/manipulation, sculpture, and drawing take center stage as predominant mediums. The project unfolds through a series of performative events with variable durations, sharing a commonality in that the actions manifest themselves as ephemeral, permeable, mutable objects in an ongoing process of research, whether auditory, visual, or installative.
The overarching theme revolves around Presence as a fundamental concept, a poetic pretext, or an echo/keyword. Presence is explored and treated in a pluriprismatic manner, expanding its narrative and may even be perceived as inaccessible and unattainable. It is crucial to contemplate and incorporate manifestations that intersect the performative act with the notions of being here and being now, accepting and transforming interferences of any nature into integral components of the creative process and, consequently, the act of performing.
Place and time serve as fertile territories on the map, nurturing and directing attention to other senses such as smell or touch. The communion and ritualization of the performative/performer territory with the enlivening presence of the transient and/or present audience are emphasized. The event(s) can be viewed as celebrations of the noise of existence or as attempts at simulacra of life and the world, respecting the powerful right to exist without prerequisites. These actions aim to purify, cleanse, demystify, and liberate themselves from the ever-present Presence.
Throughout the research and creation process, materials such as glass, graphite, aluminum, clay, wood, and raw canvas play vital roles. Documentary records are produced during the creative process, providing the project with the opportunity to "live" on other platforms, nourishing its existence, propagation, and archival.

A project with and by Flávio Rodrigues
Supports: Teatro Municipal do Porto - Rivoli; Lake Studios; CEA (Centro de experimentação artística); Balleteatro; Marcenaria/carpintaria Ricardo e Bernardino Santos; Rua Gaivotas 6;
Financial support: República Portuguesa - Ministério da Cultura (Programa Garantir Cultura)

AGENDA
- Entre 6 e 28 de Janeiro + 15 a 19 de Fevereiro de 2021: Residência de criação e pesquisa em TMP Rivoli - Foyer do Grande Auditório e Sala de ensaios (Porto);
- 19 a 21 de Março de 2021: Apresentação de Laivos | Ante improvisos e ressonâncias (Short Version) em Double Trouble 2 - TMP Rivoli (Porto).
- 25 de Junho a 2 de Julho: Residência de criação e pesquisa em CEA (Centro de Experimentação Artística / Moita) - Apresentação no dia 2 de Julho às 19h;
- 7 de Julho às 19h: Apresentação em processo em Mira Artes Performativas (Porto Campanhã) com curadoria do Balleteatro;
- 10 de Outubro a 20 de Novembro de 2021 Residência de criação e pesquisa em Lake Studios (Berlim);
- Julho de 2022: Residência e exposição colectiva em Museu Bordalo Pinheiro (Lisboa);
- 13 de Novembro de 2022 a 13 de Janeiro de 2024, residência online com curadoria de Balleteatro (Porto, online);


#1 Residência de criação, pesquisa e apresentação em TMP (Porto) - Programa Double Trouble - Janeiro/Fevereiro de 2021 

Fotografias de José Caldeira (TMP, Porto)


#2 Residência de criação, pesquisa e apresentação em CEA - Centro de experimentação Artística (Vale Da Amoreira) - Junho de 2021 

Fotografias de Sofia Figueiredo


#3 Residência de criação pesquisa em Balleteatro e apresentação em Mira Artes Performativas (Porto) - Julho de 2021

Programação: Balleteatro

Fotografias de Susana Neves


#4 Residência de criação pesquisa em Lake Studios (Berlim) - Outubro e Novembro de 2021

Fotografias de Maria Kousi


#5 residência de criação/pesquisa em Museu Bordalo Pinheiro (Lisboa), inserido no contexto da Segunda Edição Residências Artísticas (Julho de 2022);

PT
Dispositivo e ação performativa que consiste numa breve coleção de materiais encontrados de forma intuitiva, quer em processos de caminhada ou de pesquisa/experimentações.
Figuras circulares e serpenteantes (aqui como referência às cobras presentes em pontuais cerâmicas produzidas em meados de 1890 por Bordalo Pinheiro) emergem como motivo elementar para uma composição que se deixa construir através de motivações dentro de territórios poéticos e abstratos.

ENG
Device and performative action that consists of a brief collection of materials found intuitively, whether in walking processes or research/experimentation. Circular and sinuous figures (here as a reference to the snakes present in specific ceramics produced in the mid-1890s by Bordalo Pinheiro) emerge as an elemental motif for a composition that allows itself to be built through motivations within poetic and abstract territories.