2011 - Inverno de 2011

PT
Comecei a criar em 2006 e, do conjunto do meu trabalho, a abordagem autobiográfica tem sido o denominador comum: o material que levo para estúdio surge essencialmente de questões relacionadas com a minha memória e identidade. À exploração performativa tenho aliado outros meios de expressão, como o vídeo a fotografia, que fazem com que a dança deixe de ser particularmente importante, ou presente. O frequente uso de objectos, significantes para mim, faz também com que o resultado dos meus trabalhos se aproxime mais da instalação performativa. Em 2010, em jeito de balanço, criei o espectáculo "Tarde de Mais Mariana 2006-2010", que consistiu na recriação de todo o material que trabalhei durante esses cinco anos. O encerrar de um ciclo? A minha mais recente performance, "Inverno de 2011", surge como uma tentativa de romper com a tendência anterior de colocar a dança num segundo plano. Interessava-me a ideia de desenvolver um "objecto performativo", onde o meu corpo (dança) fosse a principal matéria. Nas primeiras sessões de trabalho, tive como motivação a frase da bailarina e coreógrafa Martha Graham, "The body says what words can not". A minha intenção era testar esta afirmação de forma a descobrir pistas para posteriormente desenvolver o meu trabalho. No decorrer das improvisações percebi que tentava constantemente controlar algo que me parecia incontrolável, o que me estava a suscitar inúmeras questões e entraves. Após um período de pausa, decidi de novo enfrentar a afirmação de Martha Graham, acabando por torná-la no ponto fulcral da peça: iria trabalhar sobre um território onde a poética da dança se tornasse a única solução, adquirindo o corpo a possibilidade de dizer algo que a palavra não pudesse dizer. A peça começou então a compor-se. A partir da experimentação e da exploração de movimentos, do registo, da repetição e do acaso começa a surgir uma narrativa. Tornou-se claro para mim que esta teria que reflectir as memórias que guardo sobre as minhas primeiras experiências com a dança, precisamente! Nesta performance, para além de autor sou narrador e sujeito. Selecciono, interpreto e arquivo dados da minha memória. Refiro-me essencialmente às motivações e ambições de quando, aos doze anos, iniciei a minha formação em ballet. "Inverno de 2011" regista um tempo, uma etapa: o repensar ou um reinventar da minha relação com a dança.
*Do projeto "Inverno de 2011" ramificam dois objetos autônomos: uma peça e um vídeo dança. A peça estreou no Festival da Fábrica (Porto) e o Filme no Festival Demolarea (Moldávia)


ENG
I started creating in 2006, and throughout my body of work, the autobiographical approach has been the common thread: the material I bring to the studio essentially arises from issues related to my memory and identity. In my performative exploration, I have combined other means of expression, such as video and photography, making dance less particularly important or present. The frequent use of objects, significant to me, also makes the outcome of my works closer to performative installation. In 2010, in a retrospective manner, I created the show 'Tarde de Mais Mariana 2006-2010,' which consisted of the recreation of all the material I worked on during those five years. The closing of a cycle? My most recent performance, 'Inverno de 2011,' emerges as an attempt to break with the previous tendency to relegate dance to the background. I was interested in the idea of developing a 'performative object,' where my body (dance) would be the main material. In the initial work sessions, I was motivated by the phrase of the dancer and choreographer Martha Graham, 'The body says what words cannot.' My intention was to test this statement to discover clues for later development in my work. During the improvisations, I realized that I was constantly trying to control something that seemed uncontrollable, raising numerous questions and obstacles. After a period of pause, I decided to confront Martha Graham's statement again, making it the focal point of the piece: I would work on a territory where the poetics of dance became the only solution, allowing the body the possibility of saying something that words could not express. The piece then began to take shape. Through experimentation and exploration of movements, recording, repetition, and chance, a narrative began to emerge. It became clear to me that this narrative had to reflect the memories I hold about my early experiences with dance. In this performance, I am not only the creator but also the narrator and subject. I select, interpret, and archive data from my memory, primarily referring to the motivations and ambitions when I began my ballet training at the age of twelve. 'Inverno de 2011' records a time, a stage: a rethinking or reinventing of my relationship with dance.
*From the project 'Inverno de 2011' branch out two autonomous objects: a stage piece and a dance video. The stage piece premiered at the Festival da Fábrica (Porto), and the film at the Demolarea Festival (Moldova).

A performance by and with Flávio Rodrigues
Co-production: Festival da Fábrica/ IYME
Supports: Companhia Olga Roriz, CFContagiarte.
Thanks to: Renata Portas, Cláudia Santos, Carla Valquaresma, Victor Hugo Pontes & Joclecio Azevedo.

Agenda:
- 11 a 15 de Abril Residência artística em estúdios da Companhia Olga Roriz, Lisboa;
- 15 de Abril (18h00) apresentação informal em Estúdios da Companhia Olga Roriz, Lisboa. Mais Informação AQUI;
- Apresentação pública, 5 de Maio às 21h30 em Teatro Helena Sã e Costa inserido no Festival da Fábrica (Porto);
- 18 de Dezembro às 21h30, apresentação pública inserido na abertura do LUGAR INSTÁVEL (Edifício do Teatro de campo Alegre) (Companhia instável, Porto);


A peça:


O filme: