2015 - G.O.D. | Godess of Desire

O projeto "G.O.D. | Godess of Desire" teve uma primeira residência de criação e pesquisa em Janeiro de 2015 no Teatro de Ferro, intitulada de "G.O.D. | Godess of Desire (Cúpula)". Nesta residência inaugural coloquei em atenção ideias relacionadas com Abrigo e por consequência expansão. Levei para estúdio uma série de objectos como jarros, fios, pedras, bóias insufláveis, e uma tenda de campismo que abarcava - como ponto de fuga e intercepção - todos os outros objectos. A tenda torna-se o lugar de partida para a contaminação - territorialização - do espaço teatral e de ação. Levo para estúdio também a obra sonora "Oratorium nach den Bildern der Bibel" composta por Fanny Mendelssohn (1842) - esta obra foi, por ser composta por uma mulher, censurada e escondida durante toda a vida da própria compositora.

Em Março de 2015 começo um novo processo, desta vez no Balleteatro (Porto), Eira e no espaço ZDB (Lisboa), da anterior e primeira pesquisa levo a cor Azul (presente e proveniente da tenda) e deixo-a contaminar o espaço (cenário) o corpo (figurino) e paisagem sonora que recorre ao fundo do mar e animais marítimo. Decido também ceder o lugar de perfomer a Bruno Cadinha. Ceder este lugar era para mim mais uma forma de expandir o território. Interessava-me esta ideia de sair do espaço teatral, e vê-lo ser ocupado por outro corpo e outra alma - aqui Alma como essência e vivência única - objectivando rituais de concordância entre o lugar e o tempo. Na performance o performer dança inicialmente uma dança que se propõe como fim/última, na tentativa de evocar algo superior e divino (transe) a partir da relação de um corpo com danças referenciais e ancestrais (talvez). Numa segunda fase da performance o performer desenha uma circunferência no chão e ergue uma bandeira artesanal composta por uma colagem de desperdícios (sacos de compras e restos de embalagens provenientes de consumo rápido e excessivo).

Uma criação de Flávio Rodrigues

Interpretação: Flávio Rodrigues (G.O.D. | Godess of Desire (Cúpula) e Bruno Cadinha (G.O.D. | Godess of Desire)

Documentação: Telma João Santos

Fotografia de cena: G.O.D. | Godess of Desire (Cúpula) fotografias de Carla Valquaresma e G.O.D. | Godess of Desire fotografias de José Caldeira;

Co-produção: Teatro Municipal Rivoli

Apoio à residência de criação e pesquisa: Teatro de Ferro, Eira (Lugar à dança), Negócio ZDB e balleteatro;


G.O.D. | Godess of desire (Cúpula)


G.O.D. | Godess of Desire