Título: escrita | da atenção pluriprisma 


Sinopse:

"escrita | da atenção pluriprisma" é um projeto experimental, processual e de carácter performativo, é concebido a 360º e visa ser realizado em espaços cujas características permitam ao público escolher a perspectiva, a distância e a possibilidade de se locomover. À semelhança dos meus anteriores projetos, proponho-me à continuidade de uma reflexão e pesquisa que coloca em prática questões em torno da performatividade associada à ação de desenhar ou construção de dispositivos dentro do campo da instalação e escultura. Em síntese, entre a ação e o registo é construída uma afinidade complementar e indivisível, nesse sentido gera-se uma anotação una e força conjunta durante o processo de realização. Mesmo quando o corpo desaparece dando por terminada a ação, e o registo se torna de forma retórica objeto expositivo, este permanece transportando em si a memória de um gesto sequencial, consequencial e parte indissociável da ação pictórica que o inscreveu.
O meu pai é marceneiro e, nas traseiras da sua oficina, foi armazenando ao longo dos anos uma série de peças soltas de madeira que são, na sua maioria, restos de obras. O que lá está não tem uma função exacta, existe como acumulação na espera de talvez poder servir no futuro. Encontrei naquele lugar muita força, beleza e entendi-o passível do levantamento de questões que acredito serem fundamentais, associadas ao território, ao consumo, ao valor, à utilidade e, claro, à memória. Comecei aos poucos a resgatar algumas dessas peças, principalmente as de menor dimensão, interessando-me logo desde o início o simples gesto de escolher algo que caberia no meu bolso. Com as visitas regulares, comecei a alimentar em estúdio um arquivo de madeiras, de diferentes tipos, cores e texturas. Quando comecei a ter uma coleção significativa passei, utilizando o chão como tela, na sua disposição espacial a desenhar e a construir figuras, à partida sem objetivos claros. Os desenhos passaram a funcionar como uma linha que se curva e que se deixa metamorfosear ao sabor da intuição, não correspondendo a uma ideia ou lógica predefinida. A dimensão do desenho foi crescendo com a coleção de madeira e, na alimentação desta prática, passei a interessar-me sobre a construção de algo que me engole no tamanho (o corpo) e que se me assemelha na fragilidade (a vida). A composição escultórica – prefiro chamar assim - é quebradiça e altamente vulnerável, no sentido em que não se defende de um simples toque. Assemelha-se, desta forma, à transitoriedade que é a existência, este lugar por onde se faz vida. Estamos a perecer, sempre a um simples toque da destruição, mesmo que seja o princípio de uma nova e outra possível construção.


Ficha técnica e artística:

Criação e performance de Flávio Rodrigues
Registo de vídeo: Andrea Azevedo
Apoio à criação: Fundação GDA
Projecto criado como Artista Associado do Balleteatro (Porto)


Agenda:

- 3 a 8 de Janeiro de 2023, residência de criação em O Rumo do Fumo (Lisboa);
- 13 a 24 de Março de 2023, residência de criação em Sekoia, inserido no programa ArtistShelter (Porto);
- 23 de Abril de 2023, apresentação em Estação do Metro de São Bento, como parte do projecto curatorial Corpo+Cidade inserido no Festival DDD (Porto);


Notas de logística e produção:

- Este projecto visa ser apresentado unicamente em espaços de passagem, em que o público possa ter uma visão 360º. Preferência por praças amplas, estações de metro ou entradas de museu/teatro.

- É importante que o chão seja nivelado e mais ou menos liso. 

- Necessário que o Flávio Rodrigues esteja no espaço no dia anterior à apresentação para questões de adaptação, ensaios e testes e experimentações. 

- O espaço não pode ter musica. 

- A performance não tem um desenho de luz, é usado a luz do lugar, em caso de ser no exterior é usada a luz natural. Dá-se preferência pelo fim de tarde ou manhã.


Fotografias (apresentação em Corpo+Cidade/Festival DDD, Estação de metro de São Bento (Porto):


Vídeo: 


Email: flaviorodrigues.projects@gmail.com

Telefone: 914794669

Instagram: @_flaviorodrigues_