Biography & Statement & CV




Biografia
PT
Flávio Rodrigues nasceu em Vila Nova de Gaia (Mafamude, 1984). Atualmente reside no Porto (Portugal).
Desde 2006 que desenvolve os seus próprios projectos de criação artística, interdisciplinares e de carácter experimental, referenciando-os como partes integrantes de uma construção paulatina autobiográfica. 
O desenho, performance, criação/manipulação de objectos, som, movimento e a escultura são alguns dos mediums a que recorre, objectivando induzir o corpo/obra em erro/camuflagem/estados abstractos e poéticos, como também explorar plasticidades de natureza bruta, orgânica e/ou crua, maioritariamente provenientes de processos de recolha/respigação. A caminhada tem emergido como meritória base processual.


EN
Flávio Rodrigues was born in Vila Nova de Gaia (Mafamude, 1984). Currently he resides in Porto (Portugal). 
Since 2006 he has been developing his artistic, interdisciplinary and experimental projects, referencing them as integral parts of a gradual autobiographical construction. 
Drawing, performance, creation/manipulation of objects, sound, movement and sculpture are some of the medium that he uses, aiming to induce the body/work in error/camouflage/abstract and poetic states, as well as to explore plasticities of gross and organic nature and/or mainly resulting from capture/recollection processes. The walk has emerged as a meritorious procedural basis.


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Statement
A performance, o desenho, objetos cénicos e paisagens sonoras são alguns dos medium que invoco para o desenvolvimento de uma obra que caracterizo como autobiográfica e auto referencial: a memória, a identidade ou o lugar são exemplos de matérias ou pontos de partida já explorados em alguns dos meus anteriores projetos - investigações centradas no eu, embora projetadas numa reflexão sobre o outro - global, político e ritual.
Proponho-me pontuais colaborações através de afinidades, mas a maioria dos meus projetos são criados em ambiente solitário - daí o solo ser uma recorrência.
Interessa-me trazer para estúdio temas e subtemas desdobráveis e infinitamente questionáveis, emergindo a partir deles mapas/partituras / escritas / cartografias - o lugar.
Na prática, recorro com frequência à recolha e utilização de objetos (materiais, plasticidades) como forma de explorar a ausência, a presença e o gesto - do corpo - esta matéria viva capaz de manipular e de testar os seus limites (mesmo que não concretamente) e lançar-se no abismo que é a criação.
Fascina-me o estúdio e também a possibilidade de fuga: longas caminhadas é um método cada vez mais presente nos meus processos de criação - talvez porque é, para mim, a vida, o cerne de cada pergunta, dúvida ou afirmação.


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CV
(press the color to see + info)

Formação académica

(2015) Curso de DJ na escola Bi-Motor;
(2010) Curso de Gestão e Produção de espectáculo (Companhia Instável);
(2009) Intervenção Pública e criação de Obras Site-specific - Universidade Lusófona;
(2008) Bolseiro de Núcleo de experimentação Coreográfica;
(2005) Dance works Rotterdam;
(2003-2007) Curso de intérprete de dança contemporânea na Escola Profissional Balleteatro;
(1996-1999) Ginasiano Academia de dança;

Criações próprias 
(2019) rúptil | na era dos castigos incorpóreos  +
(2018) MAGMA | No Limite da Selvajaria  +
(2017) Efígie  +
(2016) AIM  +
(2015) G.O.D.  +
(2014) VERSE$  +
(2013) RARA| Um discurso ingénuo e utópico  +
(2012) Starveling | The rite of spring  +
(2011) Still Golden  +
(2011) Inverno de 2011  +
(2010) Até ao fim  +
(2009) Charlotte O`Day  +

(2008) CATÁLOGO  +
(2007) Brian Slade  +
(2006) Tarde demais Marian  +

Colaborações & Outras participações
(2017) As cabras - Projecto colaboração com Mariana Amorim: Teatro Municipal Campo Alegre | Palcos instáveis (Companhia instável)
(2016) Everlasting - Projecto colaboração com Joana Castro: Festival DDD (Porto);
(2015) Um Rouxinol na Ordem Zero (Remix) com Vitor Rua Isabel Barros: Inserido na programação Corpo+Cidade (Teatro Municipal Rivoli, Porto);
(2015) Entrudo com Jorge Porto | Batucada Radical (Criado para o encerramento da programação da Locomotiva | Porto Lazer (Porto);
(2015) LONELY - Projecto criação com Bruno Senune (Inserido na exposição SUB40);
(2014) PORCELANA com Bruno Senune e Joana Castro: Inserido na exposição “Como se o mundo tivesse de ser todo, novamente, reaprendido” MIRA _ 40 anos do 25 de ABRIL;
(2014) Um coreodrama na sonosfera com Vitor Rua e Isabel Barros (Inserido na programação Corpo+Cidade, Cinema Passos Manuel, Porto);
(2013) NIL-CITY para Ballet Contemporâneo do Norte;
(2013) Cuidados intensivos com curadoria de Joclécio Azevedo (Vila do conde / Festival Circular);
(2012) Última Primavera - Manobras no Porto 2012;
(2011) Amo-te com Joana Castro –  Les réperages/Dase à Lille (Roubaix);
(2009) As coisas que não destruímos com APPC (Associação do Porto de Paralisia Cerebral);
(2009) Primavera Fundação Serralves/Serralves em Festa09 (Porto);
(2009) Não queremos ser felizes com Carla Valquaresma – Balleteatro auditório (Dança.pt, Porto);

Performer e Co-criação
(2017) Muros de Né barros;
(2015) Na rua de Miguel Moreira (Útero);
(2015) Sol Subterrâneo de Né barros;
(2015) Lastro de Né barros;
(2015) Marbel de Camila Neves;
(2015) Cadáver Esquisito (Teatro Municipal Rivoli, Porto);
(2015) Partículas douradas num mundo quase sempre vestido de preto de Joana Castro;
(2014) €urodance de Rogério Nuno Costa;
(2014) 3 de Tânia Carvalho;
(2014) Untraceable Patterns de Né barros;
(2014) End of Transmission de Mariana Tengner Barros;
(2013) Landing de Né barros;
(2013) Outras desordens de Joclécio Azevedo;
(2012) Stranger Making de Né barros;
(2012) In Between London/Porto de Mariana Amorim;
(2012) Conspurcados de Joclécio Azevedo;
(2012) Estrangeiros de Né barros;
(2011) It de Teresa Prima;
(2011) Ponto amarelo em fundo negro (com observador) de Andreas Dyrdal;
(2011) O Baile dos candeeiros de Companhia Radar 360º;
(2011) A noticia da minha morte foi um exagero de Susana Otero;
(2010) Limbo de Companhia Radar 360º;
(2010) Ché Diavolo Fate de Luís Carolino;
(2010) 7 personagens em Hora de ponta de Elisa Worm;
(2009) Human Box de Joana Antunes;
(2009) Open Scores de Joclécio Azevedo;
(2009) You who will emerge from the floor de Juliana Snapper (TRAMA);
(2008) Manual de instruções provisório de Victor Hugo Pontes;
(2008) Backwords and Forwords de Indio Queiroz;
(2007) Ícones de Victor Hugo Pontes;
(2006) Transport moi de Joana Castro;
(2006) 1 bicho de 7 Cabeças de Patrícia Costa;

Músico
(2020) Urna de Camilla Morello;
(2018) UM [unimal] de Cristina Planas Leitão;
(2017) A Deriva dos Olhos de Bruno Senune;
(2016) Vaga #2 de Né barros;
(2016) KID AS KING de Bruno Senune;
(2016) FM [Featuring Mortuum] de Cristina Planas Leitão;
(2014) Perto Tanto Quanto Possível de Joana Castro;
(2014) Showroom de André Mendes;
(2013) Velvet Cloak de Joana Castro
(2013) Under destruction de Joana Castro;
(2012) A construção de Pedro Rosa (BCN);

Figurinista e/ou concepção plástica
(2020) 20.20 de Companhia Circolando (André Braga e Claudia Figueiredo);
(2019) Prenúncio de uma profunda melancolia de Bruno Senune;
(2019) IO: Maquinas, paisagens e animais de Né barros;
(2012) Procissão K2 de Isabel Barros;
(2012) Estrangeiros de Né barros;

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(2014-Até ao presente) Co-Programador com Isabel Barros do Festival Corpo + Cidade;
(2013-2016) Coordenador do Serviço Educativo no Balleteatro;
(2012-Até ao presente) Professor convidado na escola profissional Balleteatro;
(2009-2014) Bailarino na companhia Ballet Contemporâneo do Norte;