"Cuidados Intensivos"






"Cuidados Intensivos"
Programa de encontros, performances e exposições
Concepção e coordenação: Joclécio Azevedo
Março a Julho 2013, Vila do Conde

"Cuidados Intensivos" consiste num programa de acções e encontros mensais com artistas, que acontecem dentro de exposições temporárias em Vila do Conde. As exposições combinam diversos tipos de vestígios de produções artísticas, tais como partituras, objectos utilizados em performances e edições à volta das artes performativas ou de processos de criação.

As exposições do Cuidados Intensivos (programa de encontros, performances e exposições) contam com a participação de: Andreas Dyrdal, António Júlio, Flávio Rodrigues, Joana Providência, Miguel Pipa, Né Barros, Paulo Mendes, Pedro Augusto/Ghuna X, Rogério Nuno Costa, Susana Chiocca, Teresa Prima, Vera Santos e Victor Hugo Pontes

Entrada livre em todos os eventos
___

Exposição “Biblioteca Flutuante” 23 Março a 20 Abril
Encontros:
Paulo Mendes e Pedro Augusto/Ghuna X - 23 Março, 18:00
Flávio Rodrigues e Miguel Pipa - 30 Março, 18:00

Loja na Rua do Lidador nº 91, Vila do Conde
Horário: segundas-feiras 16:30-19:30
Marcação de visitas guiadas para segundas e sextas-feiras através do mail info@circularfestival.com

Nesta etapa o espaço de encontro é preenchido por livros utilizados em processos criativos, livros sobre processos criativos, livros sobre artes performativas, livros usados, sublinhados, suspensos, interconectados e disponíveis para serem manuseados pelos visitantes. Os livros fazem parte do nosso quotidiano e do nosso imaginário. Nesta floresta de livros suspensos reflectimos sobre o livro enquanto depósito de conhecimento e experiência, indagamos sobre o papel do livro como extensão da memória, sobre as alterações que nos têm trazido a existência de novos suportes digitais, perguntamo-nos sobre os impactos da tecnologia nos hábitos de leitura e de escrita.
____

Exposição “Depósito de Artefactos Performativos" 27 Abril a 25 Maio
Encontros:
António Júlio e Susana Chiocca - 27 Abril, 18:00
Rogério Nuno Costa e Victor Hugo Pontes - 25 Maio, 18:00
Centro de Memória, Vila do Conde
Horário: ter a dom 10:00-18:00

Nesta etapa o espaço é preenchido por objectos diversificados, vestígios de produções coreográficas e performativas. Uma espécie de local arqueológico caótico, onde são desenterrados objectos, mobiliário, pequenos adereços, artefactos construídos para serem manipulados, objectos que servem para ajudar a pensar ou com os quais foram desenvolvidos diferentes tipos de relações afectivas.
____

Exposição “Partituras, Notações e Anotações” 1 Junho a 13 Julho
Encontros:
Né Barros e Teresa Prima - 1 Junho, 18:00
Andreas Dyrdal, Joana Providência e Vera Santos - 13 Julho, 18:00
Centro de Memória, Vila do Conde
Horário: ter a dom 10:00-18:00

Nesta etapa o espaço é preenchido com reproduções de partituras coreográficas e performativas, notas de cadernos de criação, esquemas de improvisação, listas de instruções. Alguns criadores possuem formas sofisticadas de registo ou de notação, outros são completamente caóticos, outros inventam graficamente formas de preservar ou de transmitir ideias. Às vezes a partitura é por si só um objecto.
___

Observadores: Cristina Grande e Helder Dias
Apoio técnico às exposições: Susana Medina


Programa desenvolvido no âmbito do projecto Artista Residente promovido pela Circular Associação Cultural
© DR
©Margarida Ribeiro