Tarde demais Mariana - 2006

Performance criada durante o curso de dança na escola profissional Balleteatro. (2006)

"Tarde demais Mariana" é o titulo de um romance da escritora Portuguesa Filomena Cabral. Para falar desta peça, considero importante dizer que adquiri este livro no dia em que a minha primeira relação amorosa de longa duração terminou.
E também acredito ser importante referir que nesta mesma altura, no decorrer da minha formação no Balleteatro, surge a necessidade de criar um trabalho coreográfico a solo - o facto deste livro estar muito presente, levo-o para estúdio como ponto de partida.
O livro relata um trio amoroso, e vários textos são dedicados à morte de uma das personagens e à forma como inquietou Mariana, a personagem principal - estão também presentes reflexões das "várias faces da mulher duplice, ambígua, criada pela civilização cristã e patriarcal e que, só através do homem, teria sua identidade definida".
E sim, tudo isto fazia sentido para mim, pela forma como me sentia, mas também como via a relação dos meus pais.
Para a criação do solo, não estava interessado em narrar ou ilustrar os textos, mas sim usá-los como forma de chegar até ao meu passado. Após várias semanas de processo criativo, a peça embora tenha seguido também, outros e diferentes caminhos, foi-se mantendo o título como forma de criar simbologia. Na composição coreográfica "Tarde demais Mariana", Mariana sou eu, a minha mãe e a casa onde vivemos (a minha primeira casa).

(2006)
A coreografia resume-se a um trabalho com uma alusão bastante significativa à dança, e embora de forma subjectiva e formal a peça procura colocar o público numa situação voyeur e íntima.

(2006)
Tarde demais Mariana reflecte (também) o final da minha relação amorosa. 

Artistic director Flávio Rodrigues
Interpreters work in progress Carla Valquaresma & Joana Castro
Artistic advice Né Barros e Isabel Barros
Figurino Flávio Rodrigues
Support Balleteatro

Em 2010 criei a peça Tarde demais Mariana (2006 - 2010)