Até ao fim / Until the end 2010


Nos meus anteriores trabalhos reconheço questões que vão persistindo e que me acompanham quando inicio cada novo processo criativo. De alguma forma, o próximo sucede o anterior, e é neste sucedâneo que emerge uma problematização de indiciar o concluir de uma peça. Ao abordar esta questão com distância, reflicto sobre estratégias para nomear a encenação do momento como final.
No cinema, somos sobrecarregados por vezes pelo modo como o último quadro de um filme carrega o peso de todo o procedente narrativo. Esse momento acciona uma relação quase incontornável no espectador.
Independentemente de qualquer composição cinematográfica, debruço-me unicamente sobre obras que reúnem nas ultimas imagens o poder de se excederem e de firmar nessa duração. Aqui, concentro o meu interesse nesta revelação sensorial que acumulada afirma-se a toda a obra.
O projecto Until the End propõe como realizar a encenação do momento que se anuncia terminado, assente numa estrutura sobre a percepção do fim. No âmbito deste contexto, incito o questionar para um sucessivo desfecho em cada momento coreográfico. Inscrevo e faço surgir gradualmente novos fechos para permitir que a peça se desenvolva na duração e se prolongue numa pesquisa ininterrupta, persistente, trágica e expressionista para solver todos os actos performativos.
Until the end é a origem para uma não significação de fim, aliás, para não ocultar o instante que proporcionou, através de soluções e estratégias.

Artistic director Flávio Rodrigues
Dramaturgy support Micaela Maia
Artistic advice Jorge Gonçalves
Photography Mariana Jacob e Tiago Oliveira
Produced by Obra Madrasta

Imagens/Images

Work in progress - EPIPIDERME
 ©Tiago Oliveira


 The piece
 






Até ao fim/Until the end - Public interventions (Porto & Santa Maria da feira)


RELATED PROJECTS